terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR - PARTE 3


8. Procedimentos para Ressuscitação Cardiopulmonar

Ressuscitação cardiopulmonar é o conjunto de manobras realizadas para restabelecer a ventilação pulmonar e a circulação sangüínea, tais como, respiração artificial e massagem cardíaca externa, manobras essas utilizadas nas vítimas em parada cardiopulmonar.

A ressuscitação cardiopulmonar requer uma seqüência de procedimentos parecido com o ABCD da avaliação inicial com a diferença que o D do RCP se refere a desfibrilação:
● A – Vias Aéreas: manter as vias aéreas permeáveis para a passagem do ar;
● B – Respiração: ventilar os pulmões da vítima para garantir um mínimo de troca de ar;
● C – Circulação: comprimir o tórax de forma a realizar uma pressão intratorácica que faça o coração bombear sangue para os órgão vitais;
● D – Desfibrilação: aplicação de um choque no coração para normalizar os batimentos cardíacos que entram em movimentos descompassados como a fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular;

9. RCP em Adultos

A grande maioria das mortes em adulto é causada pela PCS e por mais bem feita que seja, a RCP não consegue reverter este quadro. Caso o socorrista esteja sozinho no local da ocorrência o acionamento ao SME, para a aplicação do desfibrilador, é prioritário para então na seqüência iniciar o RCP.

A exceção fica para os casos de parada respiratória (OVACE, afogamento, etc) em que o emprego imediato de ventilações tem prioridade sobre o acionamento do SME. O socorrista se estiver sozinho deve então executar o RCP por pelos menos 2 (dois) minutos antes de acionar o SME.

A seguir verificamos a seqüência do RCP conforme descrito de forma sucinta acima.

9.1. Abertura de Vias Aéreas

Estabelecida que a vítima apresenta os sinais característicos de parada cardiopulmonar você deve iniciar os procedimentos de RCP. Para tanto o primeiro passo é garantir que a vítima esteja em decúbito dorsal (costas no chão).
Estando a vítima em decúbito dorsal efetue a abertura das vias aéreas, o que muitas vezes pode garantir o retorno da respiração se a vítima estava somente em parada respiratória. Se ao verificar as VVAA você encontrar qualquer objeto (chicletes, próteses) ou líqüido (vomito, sangue), retire com uma pinça, ou os dedos, ou aspirador, ou ainda através do rolamento 90º. Não retire dentaduras bem fixas da vitima, pois ela ajudam a manter os contornos da boca, auxiliando em uma boa vedação para a ventilação.

9.1.1. Tração de Mandíbula

Está é a técnica recomendada para abertura de VVAA em vítimas com suspeita de lesão na coluna cervical ou TCE. Para a tração da mandíbula siga os seguintes passos:



● Deslize suas mãos para cada lado da cabeça e apóie as pontas dos dedos nos ângulos da mandíbula;
● Coloque os polegares sobre a parte anterior da mandíbula e tracione deslocando o mento para a frente sem movimentar a cabeça.
● Em caso dos lábios se fecharem afaste-os com os dedos.

9.1.2. Inclinação da Cabeça e Elevação do Mento

A inclinação da cabeça e elevação do mento é a técnica mais recomendada para abertura de VVAA sem instrumentos e pode ser usada em situações de trauma após 3 (três) tentativas sem sucesso com a tração da mandíbula:

● Com uma das mãos apóie na testa da vítima e exerça uma pequena tração para trás, fazendo uma pequena extensão do pescoço;
● Ao mesmo tempo que você apóia a mão na testa com a outra mão faça uma pinça com os dedos elevando o queixo e abrindo-o;
● Caso o ar não passe tente estender um pouco mais o pescoço e procure por OVACE a cada procedimento;







9.1.3. Cânula Orofaríngea

A cânula orofaríngea ou cânula de Guedes é disponível em vários tamanhos e é o procedimento padrão para o socorrista bombeiro estando na ambulância. A cânula só é recomendada para pacientes inconscientes em comatose, pois caso o paciente ainda tenha reflexos glossofaringeal a cânula pode provocar vomito ou espasmos na laringe.
Para a colocação da cânula:
● Meça o tamanho da cânula verificando desde o ângulo da mandíbula até a boca;
● Insera a cânula com a curva voltada para baixo e gire-a na posição correta após verificar que a ponta já está na base da língua.
● Em crianças coloque a cânula diretamente na sua posição normal, auxilie com uma puxador de língua se necessário.




É possível que a cânula fique obstruída por 03 (três) situações: parte da língua pode obstruir a ponta da cânula, a cânula pode se alojar na vallecula, e as VVAA podem ficar obstruídas com a oclusão da epiglote pela cânula.

9.1.4. Vias Aéreas Avançadas

VVAA avançadas são equipamentos que garantem uma maior ventilação ao pulmão, pois elas conseguem direcionar o ar diretamente para a traquéia. A colocação destes equipamentos são procedimentos exclusivos do profissional médico.


Intubação Endotraqueal Intubação endotraqueal é o método preferido para estabelecer uma via aérea permeável durante a RCP. Ela permite bom volume corrente, ventilação com altas frações de O² e aspiração das vias aéreas inferiores, além de proteger a via aérea de aspiração de conteúdo gástrico. A RCP não deve ser suspensa por mais de 30 segundos para tentar a intubação.




Combitubo

O combitubo é uma VVAA avançada com um tubo de saída de ar e dois de entrada. Sua grande vantagem
é a de que não importa em qual canal o tubo entra , se a traquéia ou o esôfago, sempre é possível efetuar
a ventilação, pois a ventilação pode ser direcionada pelos tubos de entrada. É indicada em casos de trauma onde a colocação é de difícil acesso.




Máscara Laríngea

A máscara laríngea é como o próprio nome diz uma máscara conectada em um tubo, mas diferentemente do obturador esofágico, a máscara é introduzida na laringe vedando a entrada para a traquéia.













2 comentários:

  1. Sinceramente?????
    Não li ainda o conteúdo mas confesso...fiquei hiper, mega, ultra feliz que você tenha feito um blog com o conteúdo, a preservação da vida humana e da qualidade de vida humana é o que interessa, showwwwww...parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marques,

    Nem sei como você conseguiu ver o meu blog de socorrista. Fiquei bastante feliz com o comentário.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir